- Área: 287 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: Accesorios y Maderas Torres, CASTEL, Interceramic, Lumberworker, Paldi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma das regiões de maior crescimento da cidade de Tijuana, Baja Califórnia. A residência está desenhada para uma família de quatro integrantes cujas necessidades giram em torno de um programa que reflete a vida social e recreativa de uma família cujos pais estão imersos no mundo da arte culinária.
O programa é criado em três níveis. No nível do subsolo está localizado um elemento importante do projeto, a adega, onde a iluminação natural implica um desafio, sendo resolvida por meio da entrada de luz desde a piscina através de uma abertura na sua parte inferior.
O acesso à residência é feito de maneira informal por meio de um pátio central onde está localizada a piscina e que funciona também como terraço que, por sua vez, comunica-se com a cozinha por meio de uma bancada que se abre para o exterior, retomando a ideia de uma cozinha urbana. Apesar do ofício do usuário, solicitou-se uma cozinha que não fosse grande, por isso, foi proposta uma pequena área que funciona com o indispensável.
No segundo nível estão localizados dois dormitórios conectados entre si por meio de uma ponte que abre-se a um espaço de pé-direito duplo que começa a partir da sala localizada no térreo. O material empregado para sua construção foi o concreto reforçado cujo acabamento é aparente, procurando ressaltar o material como tal e conferir caráter à moradia, valorizando o sistema construtivo.